quinta-feira, 22 de novembro de 2012

Como posso proteger meu computador contra spyware e adware?


Com o aumento das infecções de spyware online, a questão comum que se ouve é: "como posso proteger meu computador contra spyware e adware?" Muitas são tão desesperadas que eles vão fazer qualquer coisa para encontrar e matar o spyware de seus computadores.

Depois de ter experimentado alguma infecção há algum tempo atrás e sabendo a dificuldade que passei busca online para obter informações sobre "como proteger meu computador de problemas de spyware e adware" e, finalmente, encontrar uma maneira de contornar este problema eu coloquei este artigo em conjunto para ajudar outras pessoas que estão enfrentando esse problema.

Mas, primeiro, o que realmente é Spyware?

Quando foi confrontado com o problema a primeira coisa que eu fiz, antes de pensar em procurar uma maneira de encontrar e matar o spyware ou até mesmo perguntando: "como posso proteger meu computador contra spyware e adware", foi de buscar e compreender o que spyware e adware realmente são. E é isso que eu descobri:

Adware: Software que está instalado em seu computador sem a devida notificação ou permissão e altera o seu navegador e / ou as configurações de segurança, com o objetivo de exibir publicidade sem realmente monitorando o usuário.

Spyware: Qualquer programa que recebe em seu computador sem autorização e se esconde no fundo enquanto faz mudanças indesejadas em sua experiência como usuário, com o objetivo de monitorar suas atividades de computador clandestinamente e transmite essa informação através da internet.

Além disso, eu aprendi que o Spyware geralmente não é projetado para danificar seu computador. O dano que ele faz é mais um subproduto de sua missão principal, que é a de servir de anúncios direcionados ou fazer o seu navegador exibir a determinados sites ou resultados de pesquisa.

Estes programas maliciosos são desenvolvidos para silenciosamente contornar firewalls e anti-vírus de software sem o conhecimento do usuário. É por isso que, na maioria dos casos, não é fácil de encontrar e matar spyware com software anti-vírus. Felizmente no entanto, ao contrário dos vírus e worms, spywares não costumam se auto-replicar. Mas, uma vez incorporado em um computador, um spyware pode causar estragos no desempenho do sistema durante a coleta de informações pessoais.

Então onde é que vêm os spywares?

Para meu desgosto, descobri que eu, como muitas pessoas perguntando como posso proteger meu computador contra spyware, foi de alguma forma responsável por permitir que o spyware no meu computador. Na maioria das vezes isso vem de download de programas freeware.

Você pode não saber, mas o download de um programa de anúncio apoiado freeware, você permitiu que spyware ou adware no seu PC!

Tipicamente, o spyware se origina de três maneiras. Estes são os seguintes:

1. A primeira e mais comum é quando o usuário instala-lo, como no exemplo acima. Neste cenário, o spyware é incorporado, em anexo, ou em conjunto com um programa freeware ou shareware, sem o conhecimento do usuário. Uma vez baixado, o programa spyware vai trabalhar a coleta de dados para uso pessoal do autor do spyware ou para vender a terceiros.

2. Outra forma que o spyware pode acessar o seu computador é por enganar você para manipular os recursos de segurança projetados para evitar instalações indesejadas. Por exemplo, um pop-up inspirado em uma caixa de diálogo padrão do Windows, pode aparecer em sua tela. A mensagem pode perguntar se você gostaria de otimizar o acesso à internet. Ele fornece sim ou não botões de resposta, mas, não importa qual botão você empurra, um download que contém o programa spyware irá começar.

3. Finalmente, algumas aplicações de spyware infectar um sistema, atacando falhas de segurança no navegador da Web ou outro software. Quando o usuário navega de uma página web controlada por um autor do spyware, a página contém código projetado para atacar o browser, e forçar a instalação do programa de spyware.

Você pode estar se perguntando agora, como posso proteger o meu computador contra spyware, considerando todos estes? A verdade é que existem algumas coisas que você pode fazer para evitar spyware infecte o seu sistema de computador.

um. Primeiro, investir em um confiável programa anti-spyware comercial. Existem várias atualmente no mercado, incluindo autônomo pacotes de software. Outras opções fornecer o software anti-spyware como parte de um pacote anti-vírus. Programas anti-spyware pode combater spyware, fornecendo proteção em tempo real, varredura e remoção de qualquer spyware encontrado.

b. O Internet Explorer (IE) é muitas vezes um contribuinte para o problema do spyware porque os programas de spyware gostaria de juntar-se a sua funcionalidade. Spyware goza de penetrar as fraquezas do IE. Devido a isso, muitos usuários passaram a navegadores não-IE. No entanto, se você preferir ficar com o Internet Explorer, certifique-se de atualizar os patches de segurança regularmente, e só baixar programas de fontes confiáveis. Isso ajudará a reduzir suas chances de uma infiltração spyware.

c. Cuidado com muitos P2P de compartilhamento de arquivos de programas. Eles são famosos por downloads que possuem programas de spyware. O usuário de um programa para download deve prestar atenção extra para o acordo de licenciamento que o acompanha. Muitas vezes o fabricante do software irá avisar o usuário de que um programa spyware será instalado junto com o programa solicitado. Infelizmente, nem sempre têm tempo para ler as letras miúdas. Alguns acordos podem fornecer especiais "opt-out" caixas de que o usuário pode clicar para parar o spyware de ser incluído no download. Certifique-se de analisar o documento antes de assinar fora do download.

Mas se tudo isso falhar?

Por fim, se o seu computador foi infectado com um grande número de programas spyware, a única solução que você pode ter é o backup de seus dados, e realizar uma reinstalação completa do sistema operacional.

Se você tiver sido inundados com a ameaça do spyware e tendo sido perguntado, "Como posso proteger o meu computador contra spyware e adware" ou "como faço para encontrar e matar spyware", espero que estas sugestões serão de ajuda para você.

Chadrack Irobogo...

Nenhum comentário:

Postar um comentário