terça-feira, 13 de novembro de 2012

Qual é a diferença entre Wi-Fi e Bluetooth


Tanto o wi-fi (wireless fidelity) e os padrões Bluetooth são baseados em protocolos separados. Isto dá origem às diferenças entre wi-fi e bluetooth, o que faz com que seus campos de aplicação a mudar drasticamente. Vamos tentar entender a diferença entre Wi-Fi e tecnologia Bluetooth, comparando e contrastando-as, sobre os vários aspectos de seu trabalho.

Alcance

Wi-fi foi um favorito para fazer LANs (Local Area Networks) em casas e escritórios, desde o momento da sua introdução. É muito óbvio que o processo torna-se fácil em casa, se você não precisa de integrar cabos LAN em seu sistema para formar uma rede, para compartilhar a conexão Internet. Em escritórios, o uso de redes locais sem fios provoca uma redução no custo da instalação da LAN. A gama de wi-fi é, portanto, bastante alta, cerca de 300 metros do nó de rede sem fio. Bluetooth, por outro lado, tem um curto intervalo de cerca de 30 pés.

Padrão

Como já mencionado, o trabalho de bluetooth e wi-fi em padrões diferentes. As recentes wi-fi instalações são baseados no padrão 802.11n. Dispositivos Bluetooth actualmente seguem o padrão bluetooth 2.0.

Conexão e instalação

Dispositivos Bluetooth não precisa de qualquer instalação ou configuração. O funcionamento dos dispositivos Bluetooth é muito simples e, portanto, eles não necessitam de ser configurado. Você pode simplesmente selecionar o dispositivo Bluetooth habilitado, para o qual pretende transferir os dados. Se você quiser permitir a instalação de bluetooth no seu computador pessoal, então tudo que você tem a fazer é apenas comprar um adaptador bluetooth. O dongle Bluetooth vem com um CD de instalação e você pode simplesmente instalar a configuração, para obter o seu bluetooth ativado. No entanto, wi-fi requer alguma configuração. Para uma rede wi-fi habilitado, você vai precisar instalar roteadores e modems.

Tipo de Rede

Wi-Fi é utilizado para a formação de uma LAN sem fios (Local Area Network). Um grande número de computadores de mesa e laptops podem ser conectados usando wi-fi, que, você não pode formar uma rede de área local (LAN), no caso de bluetooth. Bluetooth permite que você para formar uma PAN (Personal Area Network).

Taxa de Dados

Outra diferença entre wi-fi e bluetooth é que, a taxa de transferência de dados para o bluetooth é muito maior do que a de wi-fi. Usando o Bluetooth, você pode transferir dados a uma taxa de 800 kbps, enquanto que, wi-fi é suscetível a perdas de dados e, portanto, tem velocidades mais baixas. Se você estiver conectado à Internet através de Wi-Fi, a sua velocidade de download será menor do que o que você tem quando você está conectado com a internet de banda larga.

Aplicação de Wi-Fi e Bluetooth

Por causa de todas as diferenças mencionadas acima, há uma diferença entre wi-fi e bluetooth, em sua parte aplicações também. Bluetooth é usado para a transferência de ficheiros de dados e, a partir de um dispositivo para o outro. Você pode acessar uma impressora Bluetooth ativado a partir do seu computador, usando-o. Usando Wi-Fi, você não só pode fazer pequenas transferências de dados, mas você pode acessar bancos de dados e software localizados em outra máquina na rede também. O acesso à Internet sem fio também pode ser fornecido a todos os computadores da rede local sem fio. Em caso de bluetooth, isto não é possível. No entanto, você pode conectar um computador habilitado para Bluetooth para a internet, se você pode acessar a internet com o GPRS em seu telefone celular com Bluetooth.

Wi-Fi é uma tecnologia que tem sido usado por mais tempo, em comparação com bluetooth. Quase todos os computadores que são fabricados hoje têm a placa de rede sem fio instalada no-las. Bluetooth é uma tecnologia relativamente nova. Mas o telefone celular e fabricantes de laptop que começou a integrar esta facilidade nos dispositivos que fabricam. A principal diferença entre wi-fi e bluetooth, por causa de que o Bluetooth não é usado tão amplamente como wi-fi, é a sua gama. Caso contrário, o padrão Bluetooth é conhecida muito bem, devido à sua elevada taxa de transferência de dados e a segurança dos dados que ele proporciona....

Nenhum comentário:

Postar um comentário